top of page

CCXP 23 - 10ª ed. tem experiências repetidas, ausência de translado gratuito e falta de segurança

Saudações Cybertronianas...



De 30 Nov a 03 Dez 23, foi realizada mais uma edição da CCXP, maior evento de Cultura Pop do mundo que, mais uma vez, reuniu em um único espaço empresas do campo do entretenimento e também diversas outras marcas como Netflix, Paramount, Universal, Netflix, Globoplay, 3 Corações, Xbox e inúmeras outras.


A Hasbro esteve presente na feira juntamente com a Disney trazendo painéis temáticas especiais falando sobre fãs e colecionadores, mas centrando a atenção em Marvel, Star Wars e Power Rangers, o que deixa a nós fãs de Transformers bastante apreensivos quanto a postura da empresa em relação a franquia, pois mesmo após o lançamento do filme desse ano e tendo tido lançamentos recentes de figuras dos mais variados temas, incluindo as exclusivas do novo game Transformers: Reactivate, aparentemente não está mais no radar da equipe brasileira, assim como, G. I. Joe.


Com gigantescos estandes e dezenas de ativações dos mais diferentes tipos, que variaram de gincanas a bares temáticos, a CCXP 23 novamente entregou ao público aquilo que já esperado, embora, tenha sido notória as reclamações no tocante aos tipos de brindes ofertados nos estandes que em sua maioria se resumiram a pôsteres e pins, com algumas poucas exceções.


Outro ponto de incomodo levantado, foi a questão da demora nas filas, ainda que tenha sido promovido agendamento prévia via internet, essa modalidade não somente não resolveu o problema da espera infindável, como também gerou ainda mais descontentamento devido ao número limitado de vagas, sem contar também que em muitas vezes os respectivos sites de inscrição se mostraram instáveis devido ao grande volume de tentativas de inscrições simultâneas ficando muitas das vezes inacessíveis. Sem deixar de mencionar que muitas experiências eram repetidas, ou de edições anteriores ou que haviam sido apresentadas na Brasil Game Show desse ano (BGS 23).


Com corredores mais espaçados que das edições anteriores, mesmo no Sábado - dia mais lotado de todos - foi possível circular tranquilamente pelo evento, fato esse percebido pela grande quantidade de PCDs que receberam atenção especial em todos os momentos, com a única ressalva de dificuldade de acesso a área temática Magic Market que devido a escadaria acabou ficando bastante congestionada, principalmente nos dias de maior público.


Vale mencionar que o Sábado nessa edição não foi o dia mais lotado, tendo sido o Domingo aquele em que foi percebido por todos um maior volume de pessoas, algo que causou bastante espanto na maioria das pessoas com as quais conversamos.


Um ponto interessante foi que a edição da CCXP 23 desse ano repetiu uma ação realizada no ano passado, porém, mostrando uma evolução no evento que além de ter uma área inteiramente voltada ao público game, também trouxe shows ao vivo da banda Supercombo (Sábado) e do DJ Alok (Domingo), mostrando um novo potencial para a feira.


A área de alimentação continua sendo o ponto mais fraco de todo o evento, não somente por não conseguindo incorporar a experience promovida pelo próprio nome do evento, mas pelo fato de muitos dos espaços deixarem de oferecer uma estrutura mínima condizente com a magnitude do evento, pois em muitas partes dessa área foi percebido que poderia ter sido colocadas mais mesas e cadeiras, obrigando muitas pessoas a se sentarem no chão para consumirem os alimentos que eram ofertados naquele espaço. Sem deixar de mencionar também o valor dos lanches e demais produtos alimentícios.


Também foi notado um comportamento diferenciado do público atual, pois em muitas das vezes o chão da feira esteve bastante sujo, sendo a limpeza um dos pontos mais positivos citados em todas edições presenciais anteriores.


Um fator muito, muito negativo do evento e que mais uma vez se repetiu na edição desse ano está ligado a questão da falta de translado gratuito para o público. Existe sim um serviço de translado, mas que não é suficiente para atender a demanda do evento, tal como acontece como inúmeros outros eventos realizados no mesmo espaço. Com isso, mesmo sendo a maior feira desse gênero do mundo, a organização da CCXP parecer ignorar completamente a longa distância existente entre a estação de metrô e rodoviária mais próxima, obrigando ao público pagante ter que caminhar por cerca de 15 a 20 minutos, em uma via de acesso extremamente duvidosa, sem placas de orientação, sem a presença do pessoal do apoio e sem nenhum tipo de segurança ou vigilância. Algo que pode vir a se tornar um grande problema, dada a onda de violência que tem atingido a Cidade de São Paulo nos últimos tempos.


De um modo geral, podemos observar que ser o maior o evento do mundo - mesmo em sua 10ª edição - não significa ser o melhor, demonstrando que o evento brasileiro ainda está muito longe de receber a mesma atenção e créditos que detém às Comic Cons norte-americanas (SDCC, NYCC etc.).



33 visualizações0 comentário
bottom of page