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BGS 24: Uma Edição de conquistas, mas longe de seus tempos áureos

Foto do escritor: W. Alex. SilvaW. Alex. Silva

Saudações Cybertronianas...



A Brasil Game Show (BGS) chegou à sua 15ª edição em 2024 com muitas expectativas e conseguiu, em certa medida, melhorar sua performance, consolidando-se como um dos maiores eventos de games do mundo. Realizada entre os dias 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, a BGS 24 atraiu milhares de gamers, criadores de conteúdo e entusiastas da cultura geek. Porém, apesar de ser uma plataforma de renome global, a feira ficou aquém de seus tempos áureos, o que foi perceptível em vários aspectos.


O nosso editor W. Alex. Silva Venturini (@walexsilvaventurini) esteve presente na quinta-feira, no primeiro dia do evento, 9 de outubro, e acompanhou de perto o cenário mais enxuto, mas ainda assim vibrante. Um dos pontos mais comentados foi a ausência de grandes players do mercado de entretenimento e tecnologia, como Twitch, PlayStation, Meta e TikTok, marcas que, em edições anteriores, trouxeram ativações marcantes e foram a principal atração de muitos visitantes. A ausência dessas gigantes foi sentida, não só pelo público, mas também pelos expositores e desenvolvedores que contavam com o networking proporcionado por essas presenças.


Por outro lado, a BGS 24 trouxe algumas participações de destaque. A Paramount marcou presença com um estande promovendo o aguardado filme Sonic 3, incluindo uma área de foto opportunity com os personagens e dividindo espaço com a SEGA. Ubisoft, Blizzard, Cup Noodles, Monster, Cougar, PagSeguro, Nintendo e Samsung também estiveram presentes, trazendo ativações e estandes que mantiveram os visitantes engajados.








No entanto, um dos grandes títulos aguardados pelos fãs não teve qualquer menção durante o evento. Transformers: Reactivate, o tão esperado game multiplayer online, ficou ausente da BGS 24, deixando os fãs de Transformers decepcionados. Desenvolvido pela Splash Damage, Transformers: Reactivate foi anunciado em 8 de dezembro de 2022, durante o The Game Awards, por meio de um teaser trailer que pouco revelou sobre o estilo de jogo. Apesar de uma beta fechada estar planejada, o jogo passou por um desenvolvimento notoriamente conturbado, e já se passaram 672 dias sem nenhuma novidade significativa além do teaser inicial, levantando dúvidas sobre o futuro do projeto.


Apesar dessas presenças notáveis, a área total da feira foi menor que no ano passado, refletindo o enfraquecimento na representatividade das empresas envolvidas. Para quem viveu os dias mais vibrantes da BGS, os brindes e recompensas também deixaram a desejar. O que antes era uma marca registrada do evento, com filas para conseguir produtos exclusivos, este ano foi escasso e, em alguns casos, apenas virtual.


O Concurso Cosplay também gerou discussões entre os participantes. Este ano, os vencedores receberam apenas credenciais para a próxima edição da BGS. Embora a competição tenha reunido cosplayers talentosos, a falta de prêmios mais significativos decepcionou parte da comunidade.



Ainda que a BGS 24 tenha demonstrado sua importância no cenário de eventos de games, os desafios são claros. A organização terá que se reinventar para a próxima edição e tentar reconquistar o brilho que a feira já teve em suas edições anteriores.



Um agradecimento especial ao Lala (@lalaista) e ao Prof. Guilherme Camargo, professor na pós-graduação da ESPM e coordenador da Pesquisa Game Brasil (o maior painel de comportamento gamer da América Latina), por terem dado oportunidade ao nosso editor de acompanhar a BGS 24.



A BGS 25 já está marcada para acontecer entre os dias 11 e 15 de outubro de 2025, no mesmo espaço (Expo Center Norte), em São Paulo.

1 comentário

1 Comment


Cairo Alexandre
Cairo Alexandre
Oct 14, 2024

E novamente... nada de Reactivate, 2 anos em que tivemos teaser, figuras lançadas, vazamentos mas nada do lançamento. Ser fã não é fácil

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