top of page

BACK TO THE 80’s: Quando os Transformers ganharam vida nas Revistas em Quadrinhos no Brasil

Saudações Cybertronianas...


Se você cresceu nos anos 1980 e 1990, provavelmente teve nas mãos uma daquelas revistas que, ao abrir, transportavam direto para o campo de batalha em Cybertron ou para a Terra sitiada pela guerra entre Autobots e Decepticons. Antes mesmo de muitos conhecerem Optimus Prime e Megatron pelos desenhos animados ou pelo cinema, foi através das HQs que os fãs brasileiros começaram a construir sua ligação com o universo dos Transformers.



Publicadas originalmente pela Marvel Comics nos Estados Unidos, as histórias dos Transformers chegaram ao Brasil pelas mãos da Editora Rio Gráfica (RGE), que, entre 1985 e 1987, lançou a série com traduções e adaptações voltadas ao público nacional. Com arte vibrante, diálogos intensos e capas impactantes, essas edições rapidamente se tornaram verdadeiras relíquias para os fãs. Posteriormente, os direitos de publicação passaram para a Editora Globo, que deu continuidade à distribuição das histórias no país, consolidando ainda mais a presença dos robôs alienígenas na cultura pop brasileira.













Mais tarde, já nos anos 2000, as HQs da Dreamwave e da IDW também chegaram ao país, dessa vez com edições pontuais lançadas por editoras como Panini Comics, permitindo que novas gerações descobrissem a profundidade e o drama por trás da guerra milenar entre os robôs.


Mas para quem viveu a Era de Ouro dos anos 80, nada se compara ao sentimento de abrir uma revista da Globo com o logo dos Transformers estampado na capa, sentir o cheiro do papel jornal e acompanhar as aventuras que ampliavam o que víamos na TV. Era nessas páginas que descobríamos lados mais sombrios dos personagens, alianças inesperadas, histórias paralelas e até participações especiais dos super-heróis da Marvel, como o Homem-Aranha!


Essas publicações marcaram uma geração e abriram caminho para um fenômeno que iria se desdobrar em brinquedos, desenhos, games e, claro, uma legião de fãs. Foi também nessa época que os Transformers da Estrela invadiram as prateleiras das lojas de brinquedo brasileiras. Com nomes traduzidos e embalagens chamativas, eles se tornaram itens obrigatórios para quem já era fisgado pelas aventuras lidas nas HQs ou assistidas na TV.


Hoje, ao olhar para uma prateleira cheia de revistas antigas, figuras de ação ou até mesmo scans digitalizados compartilhados entre fãs, revivemos aquela mesma empolgação de outrora. Porque colecionar é, acima de tudo, resgatar memórias — e no caso dos Transformers, essas memórias têm cheiro de papel impresso, som de páginas virando e energia de um tempo em que tudo parecia novo e épico.


E você? Teve alguma dessas revistas? Qual história mais marcou sua infância ou adolescência? Compartilhe com a gente nos comentários e nos ajude a montar esse grande acervo vivo de lembranças do fandom brasileiro!


ATÉ QUE TODOS SEJAM UM!

 
 
 

Comments


Participe da comunidade

  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify

CONTATO: transformers.dioramas@gmail.com

© 2010 - 2025 Transformers Dioramas - Brazilian Fansite é um fã-site brasileiro não-oficial. Transformers ® é uma marca registrada da Hasbro, Inc. No entanto, informamos aos leitores deste site que, ocasionalmente, recebemos produtos, informações ou outras formas de mídia de diversas empresas e lojas, para que possamos fornecer conteúdo de qualidade.

bottom of page