top of page

VOCÊ SABIA? Veja algumas curiosidade sobre 'TRANSFORMERS: O FILME (1986)'

Saudações Cybertronianas...


Créditos (Original): Luna/ Chuck / Agradecimentos: Celso Kitamura

Imagens (Créditos): Nova Cybertron ATB / TFW2005




A maioria dos novos personagens introduzidos em TRANSFORMERS: O FILME (1986), foi criada pelo designer de produção Floro Dery e - com exceção de Ultra Magnus que já possui uma versão em brinquedo - só posteriormente é que foram transformados em toys. Algo que contrariou o que regularmente era feito na época, pois primeiro eram criados os brinquedos e somente depois, os personagens eram introduzidos na série animada.



Designer Floro Dery


TRANSFORMERS: THE MOVIE, título original em Inglês, estreou nos cinemas norte-americanos no dia 8 de agosto de 1986 e foi muito criticado, não tendo alcançado o sucesso esperado: na época do lançamento faturou menos de 6 milhões de dólares nos EUA e foi considerado uma "bomba" na época.


Anúncio da estreia de 'TRANSFORMERS: O FILME' no Brasil


Anúncio da 2ª Semana de 'TRANSFORMERS: O FILME' nos cinemas


O filme incluía um diálogo em que o Spike dizia "Oh, shit!" (bem, vocês sabem o que isso significa...). Essa exclamação foi apagada do primeiro lançamento em vídeo e restaurada em lançamentos posteriores. A versão em VHS do filme lançada no Reino Unido em 1987 incluiu uma tela de abertura no estilo de Star Wars e foi essa a versão que passou na TV (Globo) aqui no Brasil.


Programação de TV com a estreia de 'TRANSFORMERS: O FILME' na TV Globo


A versão disponível em vídeo aqui no Brasil é a norte-americana, dublada em português (aliás, a dublagem para vídeo ficou inferior à feita para TV: o tom ficou mais infantil e o som ficou fora de sincronia com a imagem). Apesar do filme não ter sido um sucesso na época em que foi lançado nos cinemas, sua vendagem em fitas de vídeo (VHS) foi muito boa (tendo sido relançado várias vezes), tendo sido também, posteriormente, sua versão em DVD muito bem recebida (A versão em DVD da Rhino video vendeu mais de 100.000 unidades no ano 2000 e chegou a entrar para a lista dos 15 DVDs mais vendidos da Billboard do mês de novembro de 2000).














Várias partes do filme foram alteradas entre a versão original do script e a versão final. Ainda hoje há storyboards com cenas que foram cortadas do filme, sendo que alguns deles foram apresentados nas BOTCON e como extras na versão em DVD do filme.


Quando foi ao ar na televisão americana, o filme não foi apresentado inteiro em um só dia, foi dividido em 5 partes ("Transformers The Movie: Day One", "Transformers The Movie: Day Two", etc). À última parte foi adicionado um vídeo da música "The Touch", com Stan Bush cantando e cenas do filme.

Entre os dubladores originais do filme, estão alguns convidados especiais famosos como: Eric Idle (do grupo humorístico inglês Monty Python), Leonard Nimoy (o Sr. Spock da série "Jornada nas Estrelas") e Orson Welles (em seu último trabalho para cinema antes de falecer).

A ideia da "Matriz da Liderança" dos Autobots foi introduzida pelo filme, pois não existia nas temporadas da série animada.



SOBRE OS ROTEIRISTAS DAS SÉRIES


Gerry Conway: Veteraníssimo roteirista da Marvel, foi responsável pela história "A Morte de Gwen Stacy" em meados dos anos 70, considerada por muitos uma das melhores sagas do Homem-Aranha em mais de 30 anos de cronologia.


Gerry Conway


Len Wein: Criou um dos personagens mais populares dos quadrinhos, Wolverine, em 1974 (junto c/ o desenhista Herb Trimpe, que já desenhou alguns números da série em quadrinhos dos Transformers).


Len Wein

Marv Wolfman: Também veterano, foi o roteirista de "Crise nas Infinitas Terras" da DC Comics, uma das mais importantes sagas das HQs.


Marv Wolfman


Paul Dini: Co-criador e produtor das séries "Batman Beyond" e "Batman Animated", 6º e 2º lugares respectivamente na eleição da Wizard dos melhores desenhos animados de todos os tempos.


Paul Dini

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page