Saudações Cybertronianas...
A recente campanha publicitária realizada pela Flix Channel para divulgar a nova animação Transformers: O Início falhou gravemente ao ignorar e desrespeitar a comunidade de fãs de Transformers no Brasil, uma das mais dedicadas e engajadas do mundo. A decisão de voltar atrás no convite feito ao Canal Marco Reviews, um dos maiores representantes da voz dos fãs no país, é emblemática desse erro. Além disso, a total negligência ao trabalho do Transformers Dioramas - Brazilian Fansite, sob a liderança de W. Alex. Silva Venturini, foi simplesmente inaceitável, considerando a importância que o site e seu editor desempenham no cenário nacional.
O Transformers Dioramas tem, há anos, se dedicado a construir uma ponte entre o universo dos robôs cybertronianos e os fãs brasileiros, proporcionando análises profundas, cobertura de eventos, e mantendo um diálogo ativo com a comunidade. Desconsiderar esse esforço contínuo para dar destaque a pessoas completamente alheias ao fandom é, no mínimo, um desrespeito ao comprometimento de todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para o fortalecimento da franquia no Brasil.
A campanha em si apresenta um elenco de "influenciadores" que, além de não terem qualquer vínculo prévio com Transformers, nunca demonstraram qualquer envolvimento com a franquia até o momento. Isso não apenas enfraquece a autenticidade da publicidade, mas também aliena uma base de fãs que há décadas acompanha fielmente cada novo lançamento, seja no cinema, seja em outras mídias. A abordagem da Flix Channel, focada em pessoas "irrelevantes" no contexto da franquia, é um tiro no pé, mostrando-se desconectada da realidade do público que realmente importa: os fãs.
Em tempos onde a comunicação com as comunidades de fãs é essencial para o sucesso de qualquer lançamento, o desprezo demonstrado pela Flix Channel, uma agência de publicidade localizada na maior metrópole brasileira, em relação àqueles que verdadeiramente representam a franquia Transformers no Brasil é, sem dúvida, um erro estratégico que poderá custar caro à aceitação da animação no país.
Em suma, as empresas brasileiras precisam reconhecer que o Fandom brasileiro de Transformers não é uma comunidade sem relevância ou voz.
Comments