top of page

A história dos Transformers | 2ª Parte: The Transformers - O desenho animado (1980s)

Atualizado: 18 de jan.

Saudações Cybertronianas...



Foram quatro milhões de anos de hibernação, desde que a Arca se chocou à Terra e colidiu com um vulcão adormecido em um local desconhecido que posteriormente se tornaria um grande deserto.


Na 2ª edição do mangá Fight! Super Robot Lifeform Transformers, indicava -se que a sede da Autobot está localizada no Arizona. O mangá funcionou como um complemento à série de televisão. Se isso se aplica à versão em inglês do programa é discutível.


Em 1984, com a repentina erupção do vulcão - já em um mundo em que a humanidade havia dominado o planeta -, os sensores das naves foram reativados e Teletraan I ao consertar os tripulantes da nave, buscou máquinas similares nos arredores, incorporando a eles formas alternativa que lhes permitissem circular pelo planeta discretamente.


Vale lembrar que antes de cair na Terra a Ark havia sido abordada pelos Decepticons e com isso haviam Transformers de ambas as facções em seu interior. Interessante notar que o primeiro a ser consertado foi um Decepticon, que ao perceber a situação, tratou de reparar a todos os demais. Com isso, os Decepticons foram os primeiros a conhecer o planeta Terra. Entretanto, foi Starscream que na tentativa de soterrar os Autobots que haviam permanecido inertes na nave, que acabou fazendo com que os Autobots fossem consertados por Teletraan I (The Transformers - Ep. 1 - 1984).



E foi assim que a grande Guerra Cybertroniana reiniciou no novo planeta, com os Decepticons tentando absorver todos os recursos da Terra - em especial Petróleo -, transformá-los em uma forma de energia pura chamada Energon e destruir a humanidade para criar uma nova base, enquanto os Autobots tentam impedi-los, protegendo à humanidade.




Interessante pensar que uma série só é realmente boa na medida em que seus personagens forem realmente atrativos. Dessa forma, mesmo sem perder os holofotes - que se mantinham nos astros da série - foram também introduzidos aliados humanos - ora amados, ora odiados -, com o diferencial de que eram realmente coadjuvantes.




Com o sucesso do desenho animado, pouco a pouco novos Transformers foram aparecendo ao longo das histórias, dando início a uma lista infindável de diferentes tipos de personagens com diferentes personalidades, formas alternativas e habilidades, desse modo, a agradando ao público em geral.




"Nessa época eu me lembro muito bem de sentar na sala, todo ansioso para assistir ao novo episódio, e quando a introdução começava, recordo da emoção sentida ao ouvir a música tema: meu coração ficava acelerado e eu ficava com os olhos atentos na televisão para não perder nada."

W. Alex.- Editor do Transformers Dioramas



Apesar de serem robôs, os Transformers eram carismáticos, cheios de personalidade e tão diferentes entre si que cada um podia ter o seu favorito, não é mesmo?! Você se lembra ou assistiu o desenho animado The Transformers da década de 80? Então, quais eram seus personagens favoritos daquela época?

10 visualizações0 comentário
bottom of page