29 de jul. de 2021

TRANSFORMERS: WAR FOR CYBERTRON [O REINO] - ANÁLISE (SEM SPOILERS)

Saudações Cybertronianas...

E chega o fim a trilogia trazida pela NETFLIX, com a terceira temporada intitulada TRANSFORMERS: WAR FOR CYBERTRON - REINO. Iniciada com Transformers: War for Cybertron - O Cerco, que mostrou a decadência de Cybertron em decorrência da Guerra Civil Cybertroniana e culminou com a perda do Allspark, devido a teimosia de Optimus Prime.

A primeira temporada é recheada de referências aos desenhos da década de 1980, bem como, traz diversos elementos que se cruzam com histórias trazidas nas Comics e até mesmo dos games Transformers: War for Cybertron e Transformers: Fall of Cybertron.

Na segunda temporada, Transformers: War for Cybertron - O Nascer da Terra, vemos os Decepticons tem de lidar com os problemas da extrema escassez de energia. E nessa temporada vemos Megatron sucumbindo pouco a pouco a insanidade e se tornando um tirano. Também nessa temporada temos a apresentação de uma nova facção (Mercenários), tomamos ciência do que aconteceu com o lendário Tenente Sky Linx ao afrontar Alpha Trion e reivindicar para si a Matriz da Liderança, vemos o que realmente é a entidade tecno-mística conquistadora conhecida como Quintensson, bem como, descobrimos que Scorponok não é um personagem, mas sim uma extinta raça de Transformers.

A temporada encerra com Autobots e Decepticons cruzando uma Ponte Temporal e chegando a um planeta orgânico.

Agora com Transformers: War for Cybertron - O Reino, a arco histórico se fecha. Autobots, Decepticons, Maximals e Predacons, encontram-se no estranho planeta chamado Terra. E desse encontro um novo problema surge, assim como, um novo perigo, que ameaça agora não somente Cybertron, mas todas as realidades cybertronianas (presente, passado e futuro).

No estranho planeta Autotobs e Decepticons descobrem que Transformers podem mimetizar seres orgânicos (mamíferos, aves, insetos, lagartos e aracnídeos e etc.), que para evitar as descargas de energia emitidas pelo Allspark.

Ver o nosso Megatron (Digo isso como Fã da G1) com o Megatron de vocês (Para aqueles que começaram a gostar de Transformers devido a Transformers: Beast Wars) é uma visão estonteante e o modo como uniram as histórias ficou muito interessante.

Mas antes de sair criticando, vale a pena entender que TRANSFORMERS: WAR FOR CYBERTRON - REINO é uma time verse, isto é, um versão temporal diferente mesclando elementos de diversos universos de Transformers e essa mistura é bastante compreensível devido a teoria de Multiverso apresentada em Transformers: Cyberverse.

Fiquei extremamente impressionado com a maturidade dos personagens Beast Wars, que mesmo em suas versões atualizadas mantiveram certos traços característicos da série Clássica. Com direito a dobradinhas em cima de dobradinhas de traições.

Nesse último arco vemos um Optimus Prime mais amadurecido e menos teimoso do que na primeira temporada, bem como, um Megatron mais determinado e menos lógico. Pontos que são trabalhados a todo instante para mostrar o declínio e ascensão de ambos os líderes.

Outro ponto interessante e engraçado é que, por diversas vezes, a gente se vê hora pendendo para um lado, hora pendendo para outro, pois os pontos defendidos se alteram ao longo da série e nos faz pensar se realmente aquele lado que está tendo preeminência está tendo a melhor das ações.

Por fim, mas não menos importante, temos um fechamento digno de continuação. Nem mais e nem menos. Uma colisão de linhas temporais, mostrando que - ao menos desta vez - houve uma trama bem mais coesa. Como dito, embora finalizada a série, com TRANSFORMERS: WAR FOR CYBERTRON - REINO, mostra o quão vasto é o multiverso Transformers e ainda há muito por descobrir sobre a mitologia cybertroniana.

TRANSFORMERS: WAR FOR CYBERTRON - REINO está disponível exclusivamente na NETFLIX e estreou hoje (29 de junho de 2021).

E não deixem de participar da TRANSFORMERS: WAR FOR CYBERTRON [KINGDOM] - LIVESTREAM EVENT, primeiro evento virtual oficial de Transformers no Brasil autorizado pela Hasbro e apresentado pelo Transformers Dioramas - Brazilian Fansite, será realizado no dia 30 de julho de 2021 (6ª feira), às 19h (Horário de Brasília), que transmitido exclusivamente pelo Canal Transformers Brasil no Youtube, no qual falaremos sobre essa última temporada da série e também de das temporadas anteriores.

0 comentários:

Postar um comentário

TRANSFORMERS

 
Design by W. Alex. Silva
-