O que é um Diorama?




Diorama é uma representação de uma cena ou cenário em maquete, tendo por finalidade despertar a imaginação do público, fazendo-o visualizar, reviver ou vivenciar uma experiência única e diferenciada ao apreciar a obra.

Embora seja mais comum se ver dioramas com temas militares, principalmente aqueles ligados as I e II Guerras Mundiais, atualmente têm surgido uma gama infinita de trabalhos, agora voltados a temas cinematográficos, desenhos animados, animações gráficas e etc.


Na confecção de um diorama é utilizada toda sorte de material, dependendo o resultado final exclusivamente da imaginação do artista que o desenvolveu. Por certo, não existem dioramas bons ou ruins, existem sim, e apenas dioramas, diferentes entre si, pois cada artista expressa em sua obra uma visão única e diferenciada.

Não existe em Português um termo que especifique aquele que faz dioramas, pois este tipo de trabalho - embora não seja reconhecido artisticamente - envolve conhecimentos, mesmo que básicos de: escultura, pintura e, em alguns casos, arquitetura. No entanto, em Italiano existe a palavra Dioramista para se referir a estes artistas em particular.

7 comentários:

Diego Martins disse...

Ola, amigo!
Devido me considerar uma pessoa dinâmica em meus afazeres deixo aqui uma ideia antes proposta em outros sites.
Observei que seu site é dinâmico e interativo, então, é por meio disso que venho propor a você uma ideia de áudio dublagem. Fiz já alguns trabalhos em rádios devido a minha voz ser grave.
Obs. Observei a sua criatividade em criar Dioramas com seus toys. Pois bem, poderia ser criado uma historia assim como você faz, mas, com trilha e dublagem. Amigo, isso seria excepcional. Eu me disponibilizaria em dublar Optimus.
Como disse estou a disposição para dublar Optimus. No aguardo de sua resposta.

Diego Martins disse...

Ola a todos do Transformers Dioramas!
Bem, devido me considerar uma pessoa dinâmica em meus afazeres deixo aqui uma ideia.
Suas ideias para dioramas são muito boas, então, é por meio disso que proponho a ideia do áudio dublagem e talvez trilha sonora.
Resumindo: Um dinamismo quase que explosivo no site com certeza alavancaria e traria curiosos. Posso estar viajando na maionese, mais... quem sabe. Tenho uma voz grave e já fiz participações em programas de rádios.
Obs. Caso siga essa ideia deixo aqui minha disponibilidade em dublar optimus.
Forte abraço.

W.Alex.Silva disse...

Olá, Diego...

Gostamos muito da sua dica. Vamos analisá-la com muito entusiasmo, pois queremos incorporar novas idéias e esta com certeza será uma delas. Envie-nos um e-mail de contato para que futuramente possamos entrar em contato com você, ok?! Um grande abraço e seja muito bem-vindo ao Blog Transformers Dioramas!!!

Marcius Victor disse...

Olá pessoal,

estou conhecendo o site hoje por indicação de um amigo (assim como eu, colecionador de Playmobil) e gostei muito do visual. Já passeei por algumas seções e gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho que vêm desenvolvendo.

Com certeza serei frequente por aqui e já pude ver que algumas ideias me serão válidas para o Universo Playmobil!

Abraços à todos,
Marcius Victor.

W. Alex. Silva disse...

Ficamos muito felizes e para nós é um grande prazer tê-lo pela 1ª vez aqui no Transformers Dioramas, Marcius Victor. Temos igualmente muita admiração pelo belíssimo trabalho que vêm sendo desenvolvido pelos colecionadores brasileiros de Playmobil e igualmente buscamos acompanhar e nos inspirar na trajetória traçada por vocês. Um grande abraço...

Ivone Verdan disse...

Olá Pessoal .... por gentileza, poderiam me informar quando terá outro evento como o que teve no Shopping Analia Franco. Adoraria ter levado meu filho, mas fiquei sabendo apenas esta semana. Ele iria amar .... Beijo e Obrigada.

W. Alex. Silva disse...

Oi, Ivone... Estamos em contato com a Hasbro do Brasil para saber se o evento será levado para algum outro shopping de São Paulo e também para outros Estados. E tão logo tenhamos alguma informação, a colocaremos aqui no site.

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-