8 de out de 2017

[DICAS] - Posicionamento de Figuras em Dioramas

Saudações Cybertronianas...


Muitos são aqueles que vez ou outra trazem dicas e informações sobre como criar Dioramas, porém, um detalhe muito importante na confecção de um trabalho e que na maior parte das vezes é ignorado, diz respeito ao posicionamento das figuras. Assim, retomaremos nesta matéria um tema que já havíamos abordado antes, mas com um pouco mais de aprofundamento: Posicionamento de figuras em Dioramas.


O posicionamento em muito dos casos, constitui-se ainda mais importante do que todo o restante do ambiente do Diorama, pois é justamente isto que "dá vida" a cena que está sendo representada. Para se ter ideia da importância da pose, basta relembrar da maioria das vitrines das lojas de brinquedos, nas quais, sem a correta experiência e técnica, apenas expõem os brinquedos sem que haja qualquer tipo de interação com o ambiente apresentado, independentemente dele ser um diorama ou não.


Um Diorama vai muito além de se criar um cenário. O resultado final que impressiona é a soma de todos os elementos que o constitui e isto inclui as figuras. Ok... Mas, então, você irá perguntar: Mas como eu faço para posicionar corretamente uma figura no meu Dioramas? E para responder a esta pergunta, nós do Transformers Dioramas - Brazilian Fansite seguimos 3 Passos Básicos para Posicionamento de Figuras, para obtermos os melhores resultados possíveis em nossos Dioramas:

PASSO 1 - TESTES DE POSICIONAMENTO: Nem todas as figuras possuem as mesmas articulações. Por possuírem modos alternativos diferentes, as articulações são muito variadas, podendo aumentar ou diminuir a flexibilidade das figuras e fazendo assim com que assumam posições totalmente diversificadas (ex.: algumas ajoelham outras não, algumas possuem giro total de cabeção, já outras têm um giro limitado, etc.). Saber os limites das figuras que se está utilizando é fundamental.


PASSO 2 - FIGURAS "EM AÇÃO": Em geral os Transformers estão sempre em batalhas. Sendo assim, na maioria das vezes que vemos um Transformer ele está em em pose de combate. Ao invés de simplesmente colocar as figuras apontando armas umas para as outras, dê a elas movimentos, ou seja, simule quedas, combates corpo a corpo, saltos, etc.


PASSO 3 - REFERÊNCIAS: As referências variam com o tipo de Diorama que se está criando e figuras que se está utilizando. Filmes, desenhos animados, animações, games, Comics, etc., quanto mais referências você buscar, mais ideias de poses para se utilizar nas figuras você terá.


Com um histórico de 6 anos, ou seja, desde 2011, desenvolvendo trabalhos oficiais para a Hasbro e Paramount Pictures no Brasil, pouco a pouco o Transformers Dioramas - Brazilian Fansite acabou por desenvolver técnicas próprias de posicionamento, o que tem contribuído para que os Dioramas desenvolvidos por nossa equipe ganhem cada vez mais credibilidade no cenário nacional e internacional.




Esperamos que essas dicas sejam úteis para aqueles que assim como nós, não resistem em apenas admirar suas figuras, mas também querem vê-las "em ação".

0 comentários:

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-