25 de ago de 2014

Setor 7: Alternate Reality Game¹

Saudações Cybertronianas...




Ag. Simmons: Agentes do Governo. Setor 7.
Ronald (Ron) Witwicky: Nunca ouvi falar.
Ag. Simmons: Nem ouvirá!

Setor 7: Alternate Reality Game foi uma campanha de marketing 'mal-sucedida' iniciada em Fevereiro/2007 para o lançamento do primeiro longa-metragem de Transformers, ocorrido em Julho/2007. A idéia era seguir os mesmo padrões da série Lost, que utilizando a Internet e outras mídias como um meio adicional à trama, se tornou o maior Tv-show da primeira década deste milênio.

No entanto, Transformers já havia sido esquecido há tempos, figurando como um lembrança saudosista de fãs e colecionadores dos idos dos anos 80 e não veio a despertar qualquer atenção maior, senão daqueles que já acompanhavam o "micro-universo" de brinquedos, animações e desenhos animados dos robôs cybertronianos.


Grimlock G1???
Fundamentando-se em Alternate Reality Game (ARG) foi criado além de um site para a organização secreta Setor Sete, também uma série de vídeos buscando disseminar a existência de robôs alienígenas em nossa realidade. Alguns deles são bastante interessantes, mas todos fazem uso da técnica do "vistos por acaso", nas mais diferentes situações, o que acaba transformando-os em uma "sala de frutas" sem sentido e que em nada somam às lacunas existentes no primeiro filme.

Um ponto interessante é que o site possuía uma Password (veja abaixo) que de tempos em tempos era alterada, para dar a impressão de que acessos indevidos haviam sido registrados pela organização, mas passada a "onda" de 2007, o site ficou completamente "às moscas" sem que houvesse quaisquer novas atualizações.


Acreditava-se que algumas das personagens vistas nos vídeos iriam figurar numa segunda continuação da guerra cybertroniana, muito embora já no final do filme de 2007 tenha sido anunciada a "extinção" da organização secreta. Contudo, foi aguardada com expectativa uma reativação do Setor Sete, o que não veio a ocorrer e com o lançamento de 'Transformers: A vingança dos derrotados',  até mesmo os mais entusiastas dos fãs, abandonaram suas esperanças e passaram a ignorar completamente o site como uma fonte de referência confiável.

Apesar de descontinuado, ainda assim valia a pena conferir o material contido no website e ver que muitas poderiam ter sido as vertentes da história a se contar no segundo longa-metragem, e perceber que, infelizmente, todas - todas mesmo - foram completamente ignoradas.

Confira abaixo alguns vídeos que estavam disponibilizados no Setor Sete e outros da mesma linha de abordagem que foram divulgados na campanha viral de 'Transformers: A vinganga dos derrotados'.


















Embora o Setor Sete, como dissemos, tenha sido desativado já ao final de 2007, muitas foram os questionamentos surgidos para os fãs a respeito dessa organização secreta, assim, para aqueles que queriam saber um pouco mais sobre o grupo, foi lançada uma Comics Series de mesmo nome, narrando histórias dos agentes do setor e as ligações existentes entre eles e os robôs cybertronianos, de forma a esclarecer muitas dúvidas e acrescentando maiores detalhes aos eventos mostrados nos filmes.


O Transformers Comics está trazendo a versão traduzida da Comics Seiries com exclusividade para o fãs brasileiros, possibilitando assim que fãs de todas as idades possam conhecer um pouco mais sobre a organização secreta conhecida como Setor Sete.

Para ler as Comics faça o download do programa Gon Visor para seu computador ou se você estiver acessando o Transformers Dioramas pelo seu dispositivo móvel baixe o aplicativo Perfect Viewer ou Comic Viewer.

¹  Jogo de Realidade Alternativa [tradução nossa].


0 comentários:

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-