19 de fev de 2014

Comic Cons no Brasil: Verdades e Controvérsias

Saudações Cybertronianas...
Imagens: Zarov/Unleashthefanboy/Intolerável/Omelete/BFW/Gifrific/Screenrant
Agradecimentos: Renan Martins Frade

NYCC 2013

Se você acompanha o Transformers Dioramas por certo leu nossa matéria falando sobre o evento Comic Con Experience, no qual afirmávamos ser uma extensão dos famosos eventos CONS norte-americanos (San Diego Comic-Con, New York Comic-Con, etc.). No entanto, após o "barulho" causado por tal notícia, fomos alertados pela equipe do site Polegadas, que este dito evento, não era uma vertente oficial latino-americana, mas sim uma grande jogada para atrair investidores e público.

Recentemente, na matéria intitulada A batalha das Comic Cons no Brasil, escrita por Renan Martins Frade e publicada no site Judão, tivemos, então, o esclarecimento do que realmente está acontecendo.

 


Segundo a matéria, tudo realmente não passou de um "grande golpe" por parte dos organizadores da Comic Con Experience, que acabaram por revelar que este evento em nada tem a ver com aqueles realizados nos EUA.

Acontece que a Yamato responsável pelos maiores eventos de Anime em São Paulo , também está organizando sua própria CON - esta chamada Brasil Comic Con - e devido ao anunciado pelos organizadores da Comic Con Experience a ser realizada em Dezembro/2014, adiantaram o calendário de seu evento, que agora está previsto para ocorrer em Novembro/2014.

Um outro detalhe interessante descrito na matéria, é o fato de COMIC-CON - com hífen - ser uma marca registrada da San Diego Comic Convention e COMIC CON - sem hífen - ser de domínio público.

Duas Comic Cons em 2014? Calma... A história não termina aqui... Além desses organizadores, há ainda a Reed Exhibitions Alcântara Machado, responsável pela New York Comic Con e aqui no Brasil pelo Salão de Automóveis e Bienal de Livro de São Paulo, que também se mostrou interessada em realizar uma CON oficial em São Paulo. Sem qualquer previsão, pois ainda precisa de muito estudo, devido às peculiaridades do mercado brasileiro. No entanto, essa empresa já deu seus primeiros passos, pois como revela a matéria de Frade, houve por parte dela a solicitação do registro das marcas São Paulo Comic Con e SP Comic Con.


Todos esses eventos englobam os mesmos tipos de empresas e público. A disputa entre elas pode ser benéfica - ou não - para o público nerd/geek, uma vez que realizada qualquer uma delas, teremos um demonstrativo do potencial do mercado interno para mobilizações desse porte.

 
Mas o que fazer diante de tantos eventos com o mesmo nome? O que aconselhamos a fazer é esperar e avaliar muito bem cada um dos eventos que aparecerem. Embora estejam os não-oficiais se espelhando naquele de grande sucesso, acreditamos que se manter informado o máximo possível sobre atrações, souvernirs, preço dos ingressos e local de realização de cada um dos eventos, venha a se constituir o fator diferencial entre cada um deles e que por fim culminará na sua escolha ou abandono por parte dos fãs.

0 comentários:

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-