11 de jan de 2013

O "in" e "out" do Brasil no mercado de figuras Transformers

Saudações Cybertronianas...

A matéria de hoje foi motivada devido a grande quantidade de e-mails enviados e mensagens deixadas no Facebook, com relação a chegada de novas figuras no Brasil.

Praticamente a cada vez que acessamos um desses meios de contato, nos deparamos com perguntas do tipo:

1) Vocês sabem informar se chegarão mais figuras da linha Transformers: Prime [First Edition]?; ou
2) As figuras da linha Transformers: Fall of Cybertron serão vendidas na loja X, Y ou Z?; ou ainda
3) Por que a loja virtual W, não está mais vendendo o Voyager Class Dreadwing?

Primeiramente, gostaríamos de relembrar que o Transformers Dioramas, não é um canal oficial de informações da Hasbro. Nós contamos sim, com certo apoio, recebemos alguns produtos e informações, mas não somos informados sobre tudo o que está acontecendo ou acontecerá, com antecedência. Contudo, tentando responder a essas e muitas outras indagações, vamos fazer uma rápida projeção, analisando as últimas informações divulgadas pela Hasbro e produtos que estão sendo comercializados no Brasil.

Que haverá um maior investimento da Hasbro no mercado brasileiro de produtos da linha Transformers, não existe dúvidas, conforme foi visto na divulgação da UBS Best of America 2012 (Saiba mais AQUI), na qual foi feita uma precisão dos rumos das diversas linhas de produtos e figuras para 2013.

Em 2012 os Colecionadores brasileiros tiveram 2 grandes surpresas: a primeira foi a chegada das figuras Voyager Class Optimus Prime e Bulkhead [First Edition] e a segunda a "repentina" venda dos figuras Deluxe Class Optimus Prime, Shockwave e Autobot Jazz [Fall of Cybertron]. No entanto, se pararmos para analisar podemos notar que:

a) As figuras First Edition vendidas aqui não são realmente da 1ª Edição¹. As figuras pertencentes a linha First Edition foram lançadas em 2010 e relançadas em 2011. Ou seja, o que veio parar nas prateleiras daqui, foi o que encalhou nas prateleiras norte-americana e européia;



b) Embora as figuras da Wave 1 da linha Transformers: Fall of Cybertron terem vindo parar nas principais lojas de brinquedos do país, o porquê da chegada delas é um verdadeiro mistério. O game não foi lançado oficialmente aqui e tampouco houve qualquer referência ou apresentação dele na Brasil Game Show;




c) Devido ao sucesso mundial de Transformers: Prime a linha Robot in Disguise chegou com muitas figuras, mas não todas. Entretanto, a possibilidade de algumas poucas figuras diferenciadas - como foi o caso do Voyager Class Dreadwing - serem comercializadas aqui são muito grandes. E neste contexto incluem-se também as novas figuras Beast Hunters.


Muitas são as especulações e somente com a ABRIN/2013 teremos um cenário melhor definido do que termos de novo para este ano. Outro ponto que também vale salientar, é que com o início das filmagens do de Transformers 4, muito provavelmente no 2º semestre de 2013, já seja possível encontrar, inclusive no Brasil, figuras ligadas ao novo longa-metragem, como o que aconteceu com 2009, pouco antes do lançamento de 'Transformers: A vingança dos derrotados', e já era possível se encontrar as figuras Deluxe Class Bumblebee e Soundwave em muitas lojas de brinquedos daqui.

Também é importante lembrar que o novo jogo MMORPG Transformers: Universe terá uma versão em Português Brasileiro, o que provavelmente irá direcionar o lançamento de muitas figuras para o nosso mercado.


¹ Repare que na embalagem das Figuras First Edition vendidas aqui no Brasil, também possuem a inscrição em Francês e Espanhol.

0 comentários:

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-