3 de abr de 2012

O sedutor mundo dos 3rd Parties¹

Por Anderson "Radsack Prime" (Colaborador)

Bah weep gragnah weep nini bong!²

Hercules (TFC Toys)



3rd Parties ou Third Parties são empresas/grupos especializados - e quando digo especializados, eu quero realmente dizer isto - na Customização de peças, armas, acessórios, cenários e até mesmo na criação de figuras inteiras não-oficiais de Transformers, ou seja, não pertencentes a Hasbro ou outra de suas subsidiárias.

IG TF 007 (iGear)
MF-00001 Classic Kit (Megavolt)


Fãs e Colecionadores, sem qualquer vínculo com as empresas detentoras da marca Transformers, acabaram criando ou recriando itens ou figuras em larga escala, possibilitando assim a compra destes novos produtos por colecionadores de todo o mundo.

Insecticons [Insect Mode] (FansProject)
Insecticons [Robot Mode] (FansProject)

PE-11 Scouting Force (SFX)
É difícil precisar quando esta nova tendência começou. Entretanto, por volta de 2007/2008, alguns grupos começaram a se destacar ao criar itens complementares para os Transformers que os Colecionadores viam como incompletos, uma vez que não possuíam todos os acessórios que eram vistos nas animações ou mesmo em HQs.

Knight Morpher KM - 03 Cyclops (Mastermind Creations)

Knight Morpher KM - 03 Cyclops (Mastermind Creations)

FWI - 01 Alien Jet (ACToys)
Desde então, podemos dizer que vivemos 5 anos de "amor e ódio" com este grupos: entre promessas não cumpidas (como o Nova Commander da Master Collector´s), figuras frágeis ou com falhas de projeto como o KM-01 Knight Morpher Commander da Mastermind Creations) e verdadeiras obras-primas como as gestaults produzidas pela FansProject nos sets TF Cross Aerial Appendage Add-On Kit e Crossfire-02 Explorer & Munitione com os quais os colecionadores puderam acrescer às suas coleções versões verdadeiramente dignas dos colossais Superion e Bruticus Maximus.


City Commander + TFC Ultra Magnus

Existem muitos Colecionadores que não pensam duas vezes quando o assunto é incrementar suas figuras, chegando alguns deles ao ponto de cogitarem adquirir somente produtos 3rd Parties.


City Commander (FansProject) + TF Classic Ultra Magnus (Hasbro)

Figuras e acessórios 3rd Parties no ano passado tiveram uma presença  significativa na Convenção Oficial Anual de Transformers (Botcon). Contudo, neste ano, a Hasbro decidiu banir todo e qualquer tipo de comercialização de produtos não-licenciados que estejam relacionados ao Universo Transformers.

Mini Warrior - 04 UFO (iGear)

Mini Warrior - 03 Hench (iGear)




A postura tomada pela Hasbro já demonstra o posicionamento da empresa frente a estes grupos, comportamento este que pode vir a influenciar todas as demais.




O destino dos produtos 3rd Parties é incerto. Contudo, a iniciativa demonstra claramente que as empresas que detém a marca Transformers - sobretudo a Hasbro - devem repensar numa nova abordagem, talvez criando definitivamente linhas diferenciadas de brinquedos - uma exclusivamente para crianças e outra voltada ao gênero de figuras colecionáveis - em reconhecimento a esta tendência mundial que tem ganhado cada vez mais adeptos nos mais diferentes países e igualmente aqui no Brasil.

¹ Third Parties: Produtos não-oficiais feitos por empresas/grupos de colecionadores e fãs (Definição livre do Blog Transformers Dioramas);
² Saudação Universal apresentada em Transformers: O filme (1986).

2 comentários:

Sandro F. Barcelos disse...

Matéria espetacular W.Alex. Parabéns
Eu mesmo sou um colecionador que venho preferindo produtos das 3rd Parties. Ao menos esses grupos escutam os colecionadores e tem produtos novos e destinados a nós, sem falar no acabamento dos toys. Hoje o que vejo da Hasbro e da Takara é repetição de personagens, só retools e repaints. Eles não inovam, não lançam personagens que poderiam fazer a alegria dos fãs. O que notei é que o próprio pessoal da Takara e da Hasbro agora vem copiando toys dos grupos 3rd Parties, um exemplo é o "novo" masterpiece que vai sair do Starscream com a coroação.
E realmente o meu pensamento é o mesmo que o seu, que se eles quiserem continuar conquistando os fãs terão de repensar em linhas diferenciadas de toys (colecionadores e consumidores afins).

W.Alex.Silva disse...

Os créditos na verdade são do Anderson [Radsack Prime], mesmo assim muito obrigado Sandro!

Como você bem o disse, os produtos 3rd Parties atendem diretamente aos gostos dos Colecionadores. Algumas empresas já perceberam a influência e o alto poder aquisitivo dos colecionadores e passaram a produzir peças exclusivas com foco neste público-alvo em particular. Acredito que cedo ou tarde, seja por uma decisão própria ou por força do mercado a Hasbro e todas as suas subsidiárias venham a criar itens colecionáveis, pois a semente já está lançada e se eles não aproveitarem para regrar/dominar esta "nova" área, por certo, as 3rd Parties o farão e sem que haja uma volta ou forma de controla-lás ou impedi-las como o estão fazendo na BOTCON/2012.

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-