4 de mai de 2015

Itens "Loose¹" comprar ou não comprar? Eis a questão!

Saudações Cybertronianas...

Optimus Prime G1 (1983)


Uma das muitas dúvidas que afligem um Colecionador está ligada ao termo Loose, muito utilizado no colecionismo em todo o mundo.

Optimus Prime G1 (1983)
Optimus Prime G1 (1983)
Muitas vezes nos deparamos com situações em que desejamos algo que se tornou raro/escasso. Esta raridade/escassez pode se dar pelo fato de existirem poucas quantidades daquele item, por sua rápida venda ou mesmo pelo fator tempo quando se tratando de algo "antigo". E uma das formas de se adquirir o item é, então, recorrer a outros Colecionadores que porventura não o queira mais, por meio de troca ou compra. Entretanto, nem sempre o item vem em sua embalagem original, recebendo assim a denominação Loose .; e é neste momento que surge a grande questão: "Comprar ou não comprar um item "Loose"?
Bumblebee G1 da Estrela (1985)



Esta é uma decisão estritamente pessoal. E a aquisição do item pode vir a ser um completo alívio ou uma completa decepção.

Contudo, existem algumas dicas "simples" para cair numa "armadilha" ao se adquirir um item Loose: Se houver possibilidade de se avaliar pessoalmente o item anteriormente a sua aquisição, faça-a! Caso contrário, converse com o seu detentor, pergunte se há desgaste das cores, desgaste de peças, peças soltas, juntas frouxas, se ainda possui a embalagem original e qual seu estado e quaisquer outras indagações que julgar necessárias. Solicite  fotos, muitas fotos do item, de preferência recentes e datadas. E, sobretudo, caso esteja negociando com uma pessoa com a qual não conheça ou teve muito contato, solicite outros meios de contactá-lo (telefones, e-mail, msn, skype, etc.).


Megatron G1 (1984)



Vale lembrar que estas são apenas ações preventivas, numa tentativa de se manter uma negociação mais segura e sem surpresas desagradáveis ao se receber item Loose.

Megatron G1 (1984)
Por certo, em casos nos quais o item é muito raro, é válida a aquisição de um item Loose caso você não se importe de não ter o blister² ou o adquira sem seu lacre original. Porém, caso venha a encontrar o item lacrado e em boas condições, não deixe passar a oportunidade.

Commander Grimlock G1 (1985)
¹ Abertos.
² Embalagem original do produto.

Fotos

2 comentários:

Alex Moraes disse...

Acontece sempre.talvez seja uns dos motivos mais interessantes de ser um colecionador.

BotFan Brasil disse...

Consegui a dois meses o Optimus G2 Hero, sabia que ele tava meio desgastado, mas o queria muito, já que é raríssimo aqui no brasil, quando chegou emcasa, só precisava mesmo de uma limpeza e uns reparos, ele está lindão e como novo! quem sabe mando as fotos dele aqui para o site.

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-