5 de fev de 2012

Transformers: Figuras Estáticas e Gashapons

Por Eder Pegoraro (Editor do Sala de Justiça-Br)

Os antigos bonequinhos ou soldadinhos, atualmente têm sido denominados por Colecionadores brasileiros como Figuras Estáticas e Toy Soldiers ou PVC Figures nos EUA.

Diferente das figuras de ação (Action-figures) que possuem pontos de articulação, que possibilitam colocar a figura em diversas posições, as Figuras Estáticas, como o próprio nome diz, são pequenas estatuetas, feitas em diversos materiais (em sua maioria plástico PVC), sendo os "ancestrais" das atuais action-figures.

São também na maioria das vezes feitas em escala pequena, ocupando pouco espaço físico, e em geral são baratas e acessíveis, produzidas para o público infantil, embora hoje existam linhas desse tipo comercializadas por empresas renomadas como Schleich, Papo, Plastoy, Safari Ltd., BBI Bluebox, Bullyland, entre muitas outras, mas voltadas ao Colecionador adulto, possuindo design tão mais realista e natural quanto o possível., tornando-se fabulosas obras de arte e acabando por cativar público de todas as gerações.

As Figuras Estáticas são perfeitas para Dioramas, existindo nesse molde os mais diversos gêneros e segmentos, como: soldados, cavaleiros medievais, fantasia, faroeste, animais selvagens e domésticos, dinossauros, super-heróis, criaturas mitológicas e muitos personagens da cultura pop do Cinema, TV, HQs, etc.

Entre as linhas de brinquedos colecionáveis, um dos maiores sucessos no Japão são as figuras chamadas de Gashapons. Gashapons são Figuras Estáticas, pintadas ou monocromáticas, inteiras ou compostas por peças montáveis, porém, não possuindo qualquer posabilidade¹. Estas podem ser encontradas em caixas acompanhadas de doces (Toy Candy) ou em cápsulas plásticas (Capsule Toys) que são encontradas dentro de maquininhas, onde ao se colocar moedas e ao girar uma manivela ou chave, liberam, aleatoriamente, uma cápsula plástica com algum modelo. Existem diversas maquininhas dessas também aqui  no Brasil, e são encontradas em sua maioria em shoppings centers e parques de diversões, mas a grande diferença é que os brinquedos das máquinas japonesas são muito mais legais.

Os temas das figuras Gashapons são os mais variados, indo desde personagens de animes e mangás de sucesso, até seriados live-action, girando seu tema, na maioria das vezes, em torno de personagens da cultura nipônica clássica e contemporânea.


Chase Optimus Prime
Em 2003, a empresa japonesa Kabaya, lançou a coleção Transformers: Generation One, no formato Toy Candy (encontradas em caixas acompanhadas de um doce) e no formato Bottlecap (a base parecida com uma tampinha de garrafa).


Chase Megatron
No estilo retrô preto e branco, existe uma coleção com 14 figuras - 2 delas coloridas (Chase) e produzidas em tiragem limitadíssima - baseadas na série original, tendo aproximadamente 4cm de altura, composta pelos AutobotsOptimus Prime² (armado), [Comandante] Optimus Prime, Jazz², Bumblebee², Grimlock, Rodimus Prime² e Ultra Magnus;

Pelos DecepticonsMegatron, Starscream, Soundwave, Devastor Galvatron; e pelas duas figuras Chase Optimus Prime e Chase Megatron (acima).



Todas as figuras vêm em sua forma robô, com exceção de Grimlock, que vem em sua forma de Tiranossauro (T-Rex) Dinobot.

Já no verão de 2009, os sorvetes³ Nestlé em Portugal ofereceram como brindes os chamados Danglers - ornamentos para aparelhos celulares -  inspirados no segundo filme Transformers: Revenge of the Fallen. A coleção licenciada pela própria Hasbro trazia 8 diferentes miniaturas: Optimus Prime, Ironhide, Ratchet, Bumblebee, Megatron, Barricade, Optimus Prime (Caminhão) The Cube/Allspark também com cerca de 4cm.


Por fim, em 2011, a empresa Gacha Tomy, que distribui miniaturas em máquinas de Gashapons na Europa, lançou a coleção Transformers: Dark of the Moon (Figure Collection), também composta por 8 miniaturas no tamanho aproximado de 4cm, com a diferença dos Autobots (Optimus Prime, Bumblebee, Ironhide e Ratchet) serem apresentados na cor dourada e os Decepticons (Megatron, Starscream, Brawl e Blackout) na cor prata, todos em sua forma de robô, vindo acompanhados de uma pequena base contendo o nome de cada personagem.

Estas miniaturas são ótimos itens para exposições ou mesmo jogos de RPG (Role Playing Games). A coleção foi distribuída com exclusividade amplamente na Europa, não chegando ao Brasil nem mesmo itens similares.

Agradecimentos especiais:
 Nuno Mata (Portugal)
My Best Toys
¹ Posturas/poses complexas;
² Conhecidos como ConvoyMeister, Bumble e Rodimus Convoy no Japão;
³ Chamado Gelados em Portugal

0 comentários:

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-