16 de nov de 2010

Papercrafts [Material Básico - Sobre os tipos de Papel]

Saudações, Cybertronianas...


Na postagem de hoje, não falarei de nenhum Diorama em especial, mas sim, do material básico necessário para a confecção dos mesmos. Sendo assim... 

A primeira coisa que devemos ter em mente é o tipo de papel que utilizaremos para confeccionar nossos Papercrafts. Cada tipo de papel possui uma espessura específica, a qual denominamos GRAMATURAA gramatura do papel é que define se ele é mais "grosso" ou mais "fino".

As folhas no formato A4, comuns no nosso dia-a-dia, possuem uma gramatura de 75g. No entanto, Papercrafts exigem folhas mais "grossas", no intuito de dar maior firmeza aos moldes e evitarem-se deformações ao se passar cola em suas partes. Costuma-se usar, geralmente, algo entre 120g e 200g, podendo até mesmo mais de um tipo de gramatura em um único modelo e/ou também gramaturas maiores ou menores.

Como assim mais de uma gramatura em um modelo??? Simples... Em modelos com muitas peças e tamanhos diferentes, às vezes, faz-se necessário o uso de gramaturas igualmente diferenciadas (ex: um robô super detalhado, possuirá peças de todos os tipos e tamanhos, e com certeza, quanto menor a peça, maior a dificuldade... tanto de dobrar como de colar, podendo assim variar na gramatura dos papel utilizado).

Particularmente, os moldes apresentados no Blog Transformers Dioramas foram "construídos" com papéis de gramatura de 180g, entretanto, alguns modelos especiais (ver Transformers Energon´s Cube), podem exigir a utilização de papel diferenciado, para que se tenha um resultado satisfatório.

Uma outra dica, é se imprimir os moldes dos Papercrafts em papéis com cores próximas aquelas que se pretende obter, pois estas tendem a ficar "mais vivas".

A marca e a gramatura exata para cada modelo são uma escolha estritamente pessoal. Mas o aconselhável é testar-se diferentes marcas, até que se encontre aquela que melhor se adeqüa as suas necessidades e, obviamente, aquela economicamente mais viável.

Texto Original Extraído do blog Cantinho de Papel com Adaptações.

0 comentários:

Postar um comentário


 
Design by W. Alex. Silva
-